Nas indicações metodológicas para o ensino da Geometria (3º ciclo) podemos ler que os alunos devem ter a possibilidade de explorar conceitos e propriedades geométricos, tanto no plano como no espaço, numa lógica de resolução de problemas. Quanto às Tarefas e recursos, é referido que os alunos devem recorrer a software de Geometria Dinâmica, sobretudo na realização de tarefas.
Tanto os recursos computacionais como os modelos geométricos concretos permitem desenvolver a intuição geométrica, a capacidade de visualização e uma relação mais afectiva com a Matemática. São exemplos as partes sublinhadas.
Tópicos | Indicações Metodológicas |
Triângulos e Quadriláteros | Considerar as propriedades relativas aos lados, aos ângulos e às diagonais de um paralelogramo, por exemplo num ambiente de Geometria Dinâmica (pag. 52). |
Circunferência | Nas construções geométricas recorrer a software de Geometria Dinâmica (pag.52). |
Isometrias • Translação associada a um vector | Propor aos alunos que efectuem translações em papel quadriculado (com instrumentos de medição e desenho) ou usando software de Geometria Dinâmica (pag. 53). |
Quanto à Álgebra no 3º ciclo, também encontramos referências às Tic, nomeadamente no que diz respeito às Tarefas e recursos. As tarefas a propor aos alunos devem privilegiar a resolução de problemas e a modelação de situações, usando conceitos e procedimentos algébricos de complexidade crescente, sem perder de vista a consolidação dos procedimentos algébricos de rotina.
O computador (por exemplo, com a folha de cálculo) é um bom recurso para apoiar os alunos no estabelecimento de relações entre a linguagem algébrica e os métodos gráficos, na realização de tarefas de exploração e investigação e na resolução de problemas (pag.56).
Refere-se também, no que concerne ao uso do computador o seguinte:
“ O computador, pelas suas potencialidades, nomeadamente nos domínios da Geometria Dinâmica, da representação gráfica de funções e da simulação, permite actividades não só de exploração e pesquisa como de recuperação e desenvolvimento, pelo que constitui um valioso apoio a estudantes e professores, devendo a sua utilização considerar-se obrigatória neste programa”.
Com estes excertos ficou clara a aposta numa metodologia dinâmica, onde as referências à utilização das Tic são de facto uma realidade.

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