Sejam bem vindos ao Blog MatemaTic!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Reflexão sobre o potencial das TIC na Educação


Actualmente a importância das Tic na sociedade é demais que evidente. O seu avanço chegou também à educação, porém talvez o caminho seguido não tivesse sido o mais adequado, nomeadamente foi facultada formação aos professores, sem que as escolas estivessem equipadas convenientemente.
Utilizar as TIC como suporte à Educação seja primária ou não, não consiste apenas em pôr o aluno diante de informações, problemas e objectos de conhecimento mas sim envolvê-lo e despertar nele a motivação para a aprendizagem, levando-o a criar procedimentos pessoais que lhe permitam organizar o próprio tempo para estudos e participação das actividades, independentemente de horários ou local em que esteja. Conforme Almeida (2002, p. 79) é preciso criar um ambiente que favoreça a aprendizagem significativa ao aluno, ''desperte a disposição para aprender, disponibilize as informações pertinentes de maneira organizada e, no momento apropriado, promova a interiorização de conceitos construídos''.
Para que todo este processo conduza ao sucesso e à satisfação dos intervenientes é preciso que os professores também se sintam apoiados nas suas práticas, nas dúvidas, nas dificuldades de implementação de uma ou outra estratégia, não basta uma formação, é preciso acompanhamento, apoio e ajuda.
Inserir determinada tecnologia nas práticas lectivas não constitui em si uma revolução metodológica, mas reconfigura de certo modo o campo de actuação, o paradigma de educação e principalmente transmite aos alunos uma visão de futuro que a escola tem de acompanhar.

 Referências
ALMEIDA, M. E. B. Incorporação da tecnologia de informação na escola: vencendo desafios, articulando saberes, tecendo a rede. In: MORAES, M. C. (Org.). Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: NIED/Unicamp, 2002.

Sem comentários:

Enviar um comentário