O Moodle faz parte de uma gama de software open source para soluções colaborativas, conhecidas como "course management system" (CMS). A sua estrutura baseia-se em princípios pedagógicos que auxiliam os professores a criarem ambientes virtuais de estudo, para o ensino à distância, presencial e semi-presencial.
A filosofia que apoia o Moodle inclui uma aproximação construtiva e construtivista social da educação, enfatizando que os educandos (e não só os professores) podem contribuir para melhorar as práticas lectivas de muitas formas. Desta forma, o Moodle é suficientemente flexível para permitir uma ampla gama de modos de ensino. Pode ser utilizado para gerar conteúdo de maneira básica ou avançada (por exemplo páginas Web).
A utilização da plataforma Moodle no processo ensino-aprendizagem da Matemática fomenta, um aumento da qualidade de transmissão de conhecimentos, a qualquer hora e em qualquer lugar, uma gestão mais eficaz das aprendizagens, uma melhor organização da disciplina em relação a calendários, datas, conteúdos, actividades e tarefas, ou seja, uma interligação permanente entre currículo e as Tic.
O Moodle disponibiliza uma gama diversificada de itens que ajudam a manter a disciplina ligada aos alunos. Permite:
· Disponibilizar/partilhar recurso, actividades e tarefas;
· Fazer propostas de trabalho, discussões, pesquisa ou trabalhos de grupo/individual;
· Comunicar de forma sincrónica (chat) ou assíncrona (fórum);
· Flexibiliza o horário de trabalho;
· Proporciona o trabalho colaborativo;
· Facilita o trabalho em comunidades fechadas;
· Auxilia o professor a preparar aulas para os alunos.
· Facilita a disponibilização e divulgação de materiais.
Links Auxiliares:

Sem comentários:
Enviar um comentário